ACESSE O SEU CONDOMÍNIO

Sustentabilidade na construção civil: entenda a importância e como aplicar

A construção civil é um setor bastante importante na economia do nosso país, desempenhando um papel fundamental em vários indicadores utilizados por economistas para medir o nosso mercado e o andamento dos negócios. Com o aumento no setor, cresce também uma necessidade, que, ao mesmo tempo, se torna uma obrigação por parte das pessoas que o compõem, que é a sustentabilidade na construção civil e todos os impactos positivos que a adoção dessa prática pode ter no meio ambiente, de modo a contribuir com a diminuição dos problemas ambientais e fomentar o consumo consciente.

E é justamente pensando na sustentabilidade na construção civil e esses impactos causados por ela que nós resolvemos trazer o presente artigo para falar um pouco mais dos pontos positivos dessa prática, tais como a sua importância, as vantagens e os incentivos oferecidos pelos Governos para as pessoas que a adotam. Portanto, se você quer saber mais sobre o tema e ficar por dentro de tudo que reunimos sobre a sustentabilidade, nós recomendamos que continue conosco na leitura deste artigo e tire todas as suas dúvidas.

Qual a importância da sustentabilidade na construção civil?

Quando falamos de sustentabilidade, temos um conceito que pode ser muito amplo e depender do contexto em que ele será usado. No que diz respeito a construção civil em si, temos algo relacionado a utilização dos recursos naquela obra, de modo a otimizar e evitar desperdícios. Porém, além de gerar resíduos, a construção civil também é um dos setores da economia que mais consome recursos naturais: cerca de 50% do total. Portanto, para aplicar a sustentabilidade à construção civil, os agentes que atuam nesse mercado precisam passar por uma mudança de paradigma.

Isso significa que, além de adotar tecnologias que não agridam o meio ambiente e a sociedade do entorno, significa também começar a usar os recursos naturais de forma consciente, reduzir o consumo e aumentar o reaproveitamento. Respeito à força de trabalho, uso de materiais sustentáveis ​​e adoção de projetos que tomem como prioridade, o uso de energias de fonte renovável, como a energia eólica e a energia solar, sendo suas principais prioridades.

Quais as vantagens da sustentabilidade aplicada à construção civil?

Existem diversos incentivos fiscais para edificações que adotem práticas sustentáveis. Um deles é regulamentado pela Lei Federal n. 252/2014, oferece tecnologias ambientalmente corretas como coberturas verdes, aproveitamento de energia solar e captação de água da chuva para reaproveitamento. Outra forma de incentivo é o IPTU Verde, que oferece descontos de 5% a 20% para novas construções ou reformas com implementação de soluções sustentáveis. Essa medida foi aprovada em várias cidades do Brasil.

Além disso, vale destacar que nos últimos anos, com a popularização do uso e a criação de novas linhas de produção, o investimento necessário para a adoção de novas tecnologias (como energia térmica ou sistemas de geração fotovoltaica) diminuiu. Conforme mencionamos, atualmente há menos investimento na adoção de tecnologias sustentáveis ​​e existem vários canais de financiamento para facilitar o acesso. 

Edifícios sustentáveis ​​são valorizados pelos clientes, visto que eles proporcionam uma utilização dos recursos naturais corretas, fazendo com que a cobrança de tarifas, como energia, gás, etc, sejam bem menores em comparação aos edifícios que não adotam essa prática. Tudo isso pode ter um impacto bastante significativo nas contas dos condôminos e fazer com que eles optem pela segunda opção de condomínio.

Usar materiais reciclados também pode economizar mais trabalho. Já são reciclados tijolos e telhas que contêm outros materiais, como resíduos de embalagens Tetra Pak, garrafas PET e pneus que, além de mais baratos, oferecem maior resistência. Materiais plásticos reciclados também podem ser usados ​​para substituir vários elementos de madeira, como a chamada madeira plástica, que é mais durável que os tradicionais e não precisa destruir florestas.

Além da estética, as edificações sustentáveis ​​também proporcionam maior conforto aos usuários ou moradores. Os métodos de construção modernos garantem um melhor equilíbrio térmico através do isolamento nas paredes, reduzindo assim a necessidade de sistemas de ar condicionado ou aquecimento ambiente. O isolamento acústico e a priorização da iluminação natural, assim como os sistemas de captação solar e pluvial para reaproveitamento, também aumentam a comodidade do usuário e reduzem custos futuros, fazendo com que o imóvel se torne mais valorizado.

Como implantar a sustentabilidade em minha edificação?

Ao fazer a utilização de materiais de forma racional, bem como buscar formas alternativas de gerar a própria energia, tanto as empresas como as próprias pessoas podem reduzir drasticamente o impacto causado ao meio ambiente, além de também conseguir diminuir o custo operacional, tudo isso através da implantação de um sistema de sustentabilidade na sua edificação. Para isso, basta entender como essa prática pode ser adotada a seguir:

Opte pela utilização de materiais sustentáveis

Uma ótima opção são os telhados verdes, ou seja, colocar uma camada de plantas na laje da sua construção, sobre uma base que contenha impermeabilização de PVC, fazendo com que a temperatura da sua casa seja reduzida em mais ou menos 5º C. A tinta ecológica também é uma ótima opção para ser utilizada, visto que ela é feita totalmente utilizando materiais naturais, onde são usados corantes e óleo, e no lugar do solvente, é utilizada apenas água.

Ao invés do concreto armado, uma ótima opção para utilizar é o bambu, visto que ele é encontrado em larga escala pela natureza e tem a rigidez suficiente para segurar a obra. O concreto reciclado ou bioconcreto também é uma boa pedida, visto que ele utiliza os próprios restos de matéria-prima da obra, substituindo, assim, a brita e a areia, contando com uma bactéria capaz de conferir propriedades regeneradoras a edificação.

Técnicas sustentáveis de construção

Além da escolha dos materiais inovadores citados acima, usar as tecnologias de construção sustentáveis pode trazer diversas vantagens a sua construção, tanto ambientais quanto econômicas. Uma tecnologia que vem avançando na construção civil é a utilização de contêineres. Nesse caso, a caixa de aço abandonada ganhou um novo uso como estrutura do prédio.

Trata-se de um método considerado como sendo bastante sustentável, pois gera poucos resíduos em sua construção e pode reaproveitar materiais que, de outra forma, seriam descartados. Além de fazer a redução do desperdício, o reaproveitamento de determinados recursos faz com que haja uma economia na obra. Como no caso do bioconcreto mencionado acima, que ajuda a reduzir o desperdício e a fazer uma diminuição da necessidade de demais materiais. Uma outra excelente opção para reduzir os gastos na obra é coletar água. A água da chuva pode ser coletada durante a construção ou o sistema pode ser usado para reutilizar a água de chuveiros e outras que não sejam potáveis, mas que seja possível utilizá-las.

Rinaldo Câmara
Sócio-Diretor na LSC Administradora.
Atua há mais de 19 anos na administração de condomínios através de uma gestão estratégica e assertiva. Atua também como sindico profissional, administrando, gerenciando equipes e treinando profissionais da área.

Categorias: Condomínios

LSC Guarulhos

                      R Antônio Rabello, 222
Edifício Giovanni Work Center
Vila Galvão
Guarulhos - SP

LSC São Paulo

Rua Vergueiro, 2087 -
1° andar - Cj. 101 - Vila Mariana
São Paulo - SP
Fone: (11)2475-3150

Contate-nos