A busca por síndicos profissionais vem aumentando consideravelmente. Um dos principais fatores que influenciam essa procura é o profissionalismo e dedicação integral que o síndico profissional tem.
Não é segredo que todo condomínio precisa de um síndico, não é mesmo?! Para que esta gestão seja ainda mais efetiva, é necessário que o profissional tenha boa comunicação, capacidade de resolver problemas e conflitos dentro do condomínio.
Qualificação e preparo adequado, conhecimento em contabilidade, comunicação, logística, recursos humanos e administração. Imparcialidade nos conflitos entre a vizinhança também fazem parte do currículo de sucesso do Síndico.
É um profissional eleito para representar e gerenciar o condomínio, respondendo por ele (condomínio) civil e criminalmente, na justiça ou fora dela.
O Código Civil de 2002 – Lei 10.406/2002 – no seu artigo 1.347, estabelece que “A assembleia escolherá um síndico, que poderá não ser condômino, para administrar o condomínio, por prazo não superior a dois anos, o qual poderá renovar-se.” Essa determinação, sobrepõe-se a possíveis determinações em contrário previstas em convenções mais antigas, baseadas na Lei 4.591 de 1964.
A imparcialidade irá assegurar Direitos e Deveres descritos na Convenção e no Regimento Interno do condomínio, permitindo harmonia e garantindo que os direitos e deveres sejam cumpridos de forma impessoal.
Evitar desgastes e conflitos entre vizinhos, realizando seu trabalho única e exclusivamente com base na convenção e no regulamento interno. Trabalhar para reduzir custos das manutenções, serviços e obras necessárias ao condomínio independente do seu tamanho, gerando economia.
Realizar uma gestão de forma a otimizar e racionalizar custos, facilitando o dia a dia, proporcionando melhor ambiente entre moradores, funcionários e prestadores de serviços, evitando qualquer tipo de conflito.
O valor é mensurado de acordo com as características e volume de trabalho, cada caso é um caso. Via de regra, estes valorem variam conforme algumas características principais do condomínio, tais como: número de unidades, número de funcionários e tempo de dedicação necessário para manter uma boa gestão.
É importante frisar que o síndico ao assumir um condomínio, será responsável cível e criminalmente e que deverá tomar suas decisões de forma transparente e isenta proporcionando segurança e bom ambiente no condomínio. A gestão deve ser realizada em colaboração com o conselho fiscal, visando atender os objetivos e anseios dos moradores, evitando conflitos.
Trabalhar para reduzir despesas;
Controlar os gastos;
Equilibrar o desgaste nas discussões entre moradores;
Cumprir e fazer cumprir as normas da Convenção e Regulamento interno do condomínio;
Executar serviços necessários;
Organizar assembleias para votação e aprovação de itens;
Ter bom relacionamento com o conselho do condomínio e funcionários;
Planejar rotinas, funções e tarefas dos funcionários do condomínio;
Planejar com antecedência, para evitar surpresas;
Apresentar despesas e receitas de forma clara uma vez ao ano na Assembleia Geral Ordinária e sempre que necessário.
Passamos a ter o controle operacional do condomínio, incluindo a gestão da administradora, funcionários, fornecedores e atendimento aos moradores, através canais ativos de comunicação pessoalmente, por e-mail, por telefone, por SMS e por Whats App.
O Planejamento e Economia é feito em conjunto com os conselheiros;
Administração estratégica e operacional do empreendimento com base na legislação, convenção e regulamento interno;
Resolução de Conflitos: intermediação de conflitos entre moradores;
Atendimento pessoal às sugestões e reclamações dos moradores, centralizando e filtrando as demandas para saná-las com isenção pessoal;
Manutenção dos Equipamentos;
Cronograma de manutenção de todos os equipamentos do condomínio;
Visitas periódicas ao prédio, de acordo com a demanda do condomínio;
Eficiência: revisão dos contratos de manutenção do prédio e implantação de rotinas mais eficientes;
Setor de Obras: realização de comparativo de orçamentos e fiscalização de obras realizadas por profissionais das empresas contratadas e habilitadas para cada obra;
Inadimplência: acompanhamento efetivo da inadimplência, com comunicação direta para os inadimplentes, evitando grandes acúmulo de cotas em aberto;
Asseguramos aos Condomínios maior qualidade nos serviços que prestamos, tornando confiável, seguro e economicamente rentável a contratação de um Síndico Profissional;
Tenha uma Gestão transparente e confiável no seu condomínio!
R Antônio Rabello, 222
Edifício Giovanni Work Center
Vila Galvão
Guarulhos - SP
Travessa Dona Paula, 13 -
Higienópolis
São Paulo - SP
CEP: 01239-050