ACESSE O SEU CONDOMÍNIO

Regras para reformas em apartamentos

A covid-19 trouxe consigo diversas mudanças sociais, dentre elas a mais impactante: o isolamento. A maioria das pessoas passaram a viver isoladas, com isso os lares passaram a ser evidência, tornaram-se o lugar que as pessoas se divertem, convivem e trabalham. Essa nova realidade fez com que aumentasse significativamente, o número de reformas em apartamentos, tendo em vista que as pessoas passaram a olhar de forma diferente para sua casa.

Porém, para realizar qualquer mudança envolvendo reforma em um apartamento, é necessário cumprir algumas regras que são regulamentadas pela Norma de reformas ABNT. Essas legislação, exige que o morador apresente um plano de reforma ao síndico e também um documento assinado pelo engenheiro e pelo arquiteto, e, qualquer alteração ou mudança no decorrer da reforma deve ser comunicada ao síndico, lembrando que o morador deve obedecer às leis e regras para horário de silêncio no seu condomínio.

As reformas estão em alta

A pandemia fez com que as pessoas passassem a valorizar o seu lar. Com isso, muita gente fez um esforço para mudar um cantinho da sua casa com o objetivo de adequação às novas necessidades e também deixar mais aconchegante e bonito. Nesse período, as pessoas estão passando muito tempo em casa, outra necessidade observada foi a de aumentar cômodos ou construir espaços de estudo e lazer. As pessoas passaram até a fazer empréstimos, a fim de levantar fundos para esse tipo de fim, o dinheiro foi em sua maioria direcionado a pequenos ajustes e reformas, com o objetivo de acomodar melhor a família.

Vai reformar o apartamento? Por onde começar?

Tijolo, cimento, piso, parte hidráulica, pintura, revestimento, decoração. Quando se fala de reforma, são inúmeros os fatores a serem pensados, planejados, arquitetados, contados; o fato é que toda a reforma requer bastante dinheiro e mesmo com muito planejamento traz grande  dor de cabeça. Para tornar esse momento menos traumático, leve, e também prevenir o surgimento de surpresas desagradáveis como o aumento do orçamento inicial, por exemplo, é importante antes de dar início a uma obra ter uma boa reserva financeira, buscar os melhores investimentos e elaborar um projeto estruturado e bem planejado. 

As regras para reforma de apartamento segundo a ABNT: 

Antes de colocar em prática tudo que você imagina para mudança da sua casa e deixá-la do seu jeitinho você deve está atento às regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT. Essa instituição vai estabelecer padrões que devem ser seguidos em diversos setores, incluindo também a construção civil. Seguindo as normas corretamente você garantirá a qualidade da construção, bem como garantirá que a obra siga com segurança até o seu término. 

Rinaldo Câmara
Sócio-Diretor na LSC Administradora.
Atua há mais de 19 anos na administração de condomínios através de uma gestão estratégica e assertiva. Atua também como sindico profissional, administrando, gerenciando equipes e treinando profissionais da área.

Categorias: Condomínios

LSC Guarulhos

                      R Antônio Rabello, 222
Edifício Giovanni Work Center
Vila Galvão
Guarulhos - SP

LSC São Paulo

Rua Vergueiro, 2087 -
1° andar - Cj. 101 - Vila Mariana
São Paulo - SP
Fone: (11)2475-3150

Contate-nos