ACESSE O SEU CONDOMÍNIO

Os principais erros do controle de aumento nas obras e como solucioná-los

Os erros de obras são alguns dos principais motivos para descumprimento no prazo de execução, aumento de acidentes no canteiro, extrapolação do orçamento planejado e diversas outras coisas. Por esse motivo, é muito importante que você tente, ao máximo, evitar esses erros e, caso não consiga, saiba como solucioná-los. Para isso, apresentamos abaixo um artigo com as principais dicas que você pode utilizar para isso, confira!

Falhas de comunicação

Para começar essa lista com dicas, precisamos falar sobre falhas de comunicação. Isso porque, tendo em vista que uma obra é feita com diversos profissionais de várias áreas de atuação (e alguns deles fazem a mesma coisa, porém em partes diferentes da obra), é importante que haja uma boa comunicação entre a equipe de execução, especialmente para evitar retrabalhos, acidentes, entre outras coisas. Dessa maneira, para corrigir isso, dentro de uma obra, é importante que exista uma hierarquia para que haja uma melhor comunicação.

Falhas na organização financeira

Outro ponto que pode ser citado como motivo – ou consequência – de muitos erros na execução de uma obra é a falta de organização financeira. Isso porque essa parte do dinheiro deve ser resolvida antes mesmo de a obra começar, logo depois que os projetos arquitetônico, estrutural, elétrico e hidráulico estiverem prontos, mais especificamente na parte de orçamento de obra. No entanto, a falta de organização das finanças de uma obra é, hoje, um dos principais motivos para abandono de obra no Brasil. Dessa maneira, para evitar esse problema, é importante investir mais tempo na parte de orçamento e gerenciamento.

Falhas no cronograma da obra

O cronograma de uma obra é uma coisa que deve ser atualizado “constantemente”. Isso porque é só depois de iniciada a obra que dá para saber quais são as condições reais em que os funcionários irão trabalhar. Por esse motivo, para diminuir a quantidade de erros, é importante que você crie prazos gerais, mas que tenha também a maleabilidade de criar prazos menores que levem em consideração atraso de fornecedor, mudanças climáticas e diversas outras coisas.

Acidentes no canteiro

Outra parte que pode representar um grande problema para uma obra são os acidentes nos canteiros. Isso porque eles acabam colocando em risco a vida ou a integridade física dos trabalhadores (por exemplo, quando o funcionário cai em alguma vala que foi aberta no canteiro, quando tem problema de ferimento exposto por causa de mau uso dos equipamentos, entre outras coisas).

Além da parte de saúde da equipe, um acidente de trabalho pode ser responsável por atrasar a obra. Dessa maneira, seja devido ao fato de que um funcionário acidentado precisará ser afastado das suas atividades, fazendo com que a execução da obra atrase ou porque, como ele se acidentou, ele e os outros fiquem mais lentos e apreensivos, o fato é que um acidente, por menor que seja, tem algum impacto no andamento da obra.

Sendo assim, é muito importante que uma obra seja pensada com o intuito de evitar acidentes de execução. Por exemplo, é imprescindível que a obra siga as NRs brasileiras, ou seja, as Normas Regulamentadoras, tanto na questão de exigir que os funcionários usem os EPIs (Equipamento de Proteção Individuais) quanto na organização do canteiro de obras para evitar acidentes.

Problemas com materiais na obra

Outra parte da obra que dá bastante trabalho é o controle de materiais de construção. Isso porque, normalmente, quando os construtores não costumam dar muita atenção para essa etapa, podem acontecer três problemas principais: 

  • Na primeira opção, não existe um dimensionamento exato de quanto de material é gasto por dia e qual a frequência que esse material deve ser entregue no canteiro. Por isso, muito material é comprado de uma só vez e entregue em momentos inoportunos, de uma só vez, o que muitas vezes faz com que ele estrague dentro do canteiro (o cimento pode pedrar; cerâmica ou tijolo podem quebrar devido ao mau armazenamento, entre outras coisas). 
  • Já sobre o segundo tipo de problema, pode ser que a empresa faça o dimensionamento menor do que realmente é, o que faz com que falte material durante o expediente de trabalho, sendo necessário parar a obra até que esse problema seja corrigido. 
  • Ainda, pode ser que o fornecedor escolhido seja ruim e, por esse motivo, a obra não será abastecida da forma que é para ser, causando diversos problemas.

Sendo assim, para evitar os problemas citados anteriormente, é muito importante tomar um cuidado especial sobre o material usado. Em primeiro lugar, deve ser feita uma parceria com uma empresa de material de construção que tenha responsabilidade com os prazos; em seguida, é muito importante que você crie um cronograma de entrega de material que corresponda ao uso do canteiro de obra, fazendo com que não sobre nem falte material.

Problemas de organização do material

Além de receber o material na data certa, é preciso estocá-lo de forma correta. Isso porque, em uma obra, a forma como o material é guardado pode ser uma das principais razões pela qual o desperdício de material acontece. Por exemplo, como dito anteriormente, peças mais frágeis podem quebrar se mal armazenadas; materiais como o cimento podem estragar se passarem muito tempo sem uso e muito mais.

Além do desperdício, um estoque mal organizado pode causar problemas de logística. Por exemplo, pode ser que seja difícil para um dos funcionários da obra encontrar o que ele está precisando ou até mesmo pode ser que esse funcionário não consiga retirar facilmente a peça ou o material, o que faz com que ele perca tempo e, assim, atrase a obra. Por esses motivos, é muito importante ter um almoxarifado organizado.

Para fazer com que o material fique organizado, um gerente de obras pode fazer diversas coisas. Por exemplo, contratar um almoxarife que fique responsável por conhecer o local e organizar todas as carradas de materiais que cheguem na obra e que ainda lide com as saídas de materiais feitas para obra, evitando desperdício, diminuindo o tempo que cada funcionário passa procurando material, entre outras coisas.

Planejamento de canteiro mal feito ou ausente

Por fim, um dos principais problemas de obra diz respeito a falta de organização do canteiro de obras. Isso porque já é de conhecimento universal de que um canteiro de obras bem organizado é capaz de diminuir o risco de acidentes de trabalho, aumentar a produtividade, melhorar a disposição dos materiais e dos serviços como banheiro e copa, melhorar a imagem da corporativa e até mesmo melhorar a saúde dos funcionários, pois significa melhor higiene. Dessa maneira, é muito importante que siga a NR 18 na hora de projetar o canteiro.

Rinaldo Câmara
Sócio-Diretor na LSC Administradora.
Atua há mais de 19 anos na administração de condomínios através de uma gestão estratégica e assertiva. Atua também como sindico profissional, administrando, gerenciando equipes e treinando profissionais da área.

Categorias: Condomínios

LSC Guarulhos

                      R Antônio Rabello, 222
Edifício Giovanni Work Center
Vila Galvão
Guarulhos - SP

LSC São Paulo

Rua Vergueiro, 2087 -
1° andar - Cj. 101 - Vila Mariana
São Paulo - SP
Fone: (11)2475-3150

Contate-nos