ACESSE O SEU CONDOMÍNIO

Manutenção preventiva nos condomínios: entenda porque planejar 

A manutenção preventiva nos condomínios é essencial para garantir a preservação e a valorização patrimonial. Contudo, é comum que essa atribuição dos síndicos e administradoras seja negligenciada.

Em grande parte dos casos, isso acontece pela falta de organização e planejamento. Mas como fazer para evitar que isso aconteça? O que fazer para que as manutenções preventivas aconteçam antes do problema surgir?

Para responder estas perguntas, vamos mostrar neste artigo a importância de planejar a manutenção preventiva nos condomínios. Continue a leitura e saiba mais!

O que é manutenção preventiva nos condomínios?

Mas o que é a manutenção preventiva nos condomínios? Entender esse conceito é um bom começo para saber como planejar.

Em resumo, a manutenção preventiva tem como objetivo manter sob controle o estado de conservação da estrutura e das instalações do condomínio.

Assim, são feitas vistorias nos imóveis para avaliar danos e degradação decorrentes do tempo. Dessa forma, é possível antecipar possíveis problemas que, em grande parte dos casos, não estão aparentes. Para isso, são realizadas algumas ações, como:

  • Monitoramento de equipamentos e estruturas;
  • Verificação e análise de falhas ou possíveis problemas estruturais;
  • Avaliação da necessidade de reparos ou substituições.

Qual é a importância da manutenção preventiva nos condomínios?

Além da possibilidade de precaver-se contra possíveis acidentes ou imprevistos já seria mais do que suficiente para destacar a importância da manutenção preventiva nos condomínios.

Mas vale ressaltar que essa é uma obrigação legal que, além de garantir a segurança e valorização dos imóveis, está descrita em lei.

Mais especificamente no artigo 1.348 do Código Civil, que delega essa função aos síndicos. A lei também indica a necessidade de elaborar um orçamento anual prevendo esse tipo de reparo.

Por que planejar a manutenção preventiva nos condomínios?

Assim, fica claro que, tanto para o síndico responsável quanto para as administradoras, é essencial planejar a manutenção preventiva nos condomínios.

Mas para dar ainda mais ênfase nessa necessidade, destacamos mais alguns benefícios desse planejamento. Confira!

Economia de custos

Uma das maiores vantagens no planejamento da manutenção preventiva nos condomínios é a economia de custos.

Isto é, lidar com reparos planejados por meio de vistorias periódicas, e dentro do orçamento, saí muito mais barato do que reformas por imprevistos. Urgência, na maior parte dos casos, demanda um valor muito maior.

Redução de riscos

Outro benefício em planejar a manutenção preventiva nos condomínios é a redução de risco para quem mora e frequenta os imóveis.

As vistorias, que fazem parte dessa manutenção, ajudam a encontrar possíveis riscos, como no sistema de combate a incêndio e instalações hidráulicas, por exemplo.

Assim, além de mais controle sobre a estrutura e equipamentos das áreas comuns do imóvel, fica mais fácil evitar riscos decorrentes de danos ou degradação.

Valorização do imóvel

Todo esse investimento também serve para valorização o imóvel. Em geral, quem vai alugar ou comprar tem como um dos principais requisitos a segurança do imóvel.

Dessa forma, além de mais atrativo, o imóvel tem a possibilidade de aumentar seus ativos, mantendo-se conservado com o passar dos anos.

Isso também se deve pelo menor tempo de inatividade de equipamentos que, com o tempo, apresentam sinais de deterioração, identificados com mais eficiência através da manutenção preventiva nos condomínios.

Rinaldo Câmara
Sócio-Diretor na LSC Administradora.
Atua há mais de 19 anos na administração de condomínios através de uma gestão estratégica e assertiva. Atua também como sindico profissional, administrando, gerenciando equipes e treinando profissionais da área.

Categorias: Condomínios

LSC Guarulhos

                      R Antônio Rabello, 222
Edifício Giovanni Work Center
Vila Galvão
Guarulhos - SP

LSC São Paulo

Rua Vergueiro, 2087 -
1° andar - Cj. 101 - Vila Mariana
São Paulo - SP
Fone: (11)2475-3150

Contate-nos