ACESSE O SEU CONDOMÍNIO

Academia em condomínios: estimulando o bom uso

Cada vez mais presente no dia a dia dos moradores, a academia em condomínios é uma excelente forma de proporcionar saúde e praticidade. Contudo, mesmo com tantos benefícios, implementar uma sala com equipamentos fitness exige regras para um bom uso.

Além de valorizar o imóvel, a academia é uma excelente opção de espaço de lazer para os condôminos. Mas esse investimento, além de uma boa infraestrutura, deve contar com regras claras e uma boa orientação aos moradores.

Entenda neste artigo como estimular o bom uso e os cuidados com a academia em condomínios!

Academia em condomínios: regras de convívio

Uma academia em condomínios é uma excelente forma de promover a interação entre moradores e a saúde e bem-estar. Porém, para um melhor aproveitamento da área, é essencial promover regras de bom uso.

Isto é, além de permitir a manutenção da estrutura, as orientações para bom uso garantem uma maior segurança para os moradores. Sendo assim, é indispensável elaborar um regulamento para o uso da academia. E como fazer isso?

Regulamento de uso para academia

Assim como toda área do condomínio, a academia também precisa de regras, e essa atribuição é dividida entre síndico e administradora. Mas o que as regras devem conter e colo elaborar?

O primeiro passo para isso é convocar uma assembleia, onde serão discutidas as regras para o uso do espaço. Para isso, é importante constar informações como:

  • Horários de funcionamento;
  • Normas de uso e recomendações de segurança;
  • Responsabilidade dos moradores com os equipamentos;
  • Cuidados com utilização do espaço por crianças e adolescentes;
  • Manutenções e reparos;
  • Socorro em caso de acidentes ou uso irregular.

Em seguida, após aprovadas, é preciso que as regras sejam fixadas, juntamente com informativos sobre bom uso e segurança. Também é importante destacar que os equipamentos devem ser escolhidos prezando pela qualidade, evitando risco para quem os utiliza.

Academia em condomínios: quais as vantagens?

Com a adoção de todas as medidas necessárias, a academia em condomínios traz diversas vantagens. Isto é, como já destacamos antes, o espaço valoriza o imóvel, além de promover saúde, bem-estar e a boa convivência entre os moradores.

Embora nem todos utilizem os equipamentos e o espaço, aqueles que demonstram disponibilidade e interesse tendem a gostar da iniciativa. Mas esses não são os únicos benefícios.

Economia e praticidade

Para os moradores, uma academia em condomínios também é sinônimo de economia e praticidade. Isso porque, com o espaço, é possível se exercitar a poucos metros de casa.

Além disso, não é necessário arcar com maiores valores além daqueles que já estavam previstos no orçamento do condomínio. Dessa forma, é possível se exercitar gastando menos e com mais comodidade.

Estímulo à política de boa vizinhança

Ainda vale destacar que a academia também é um espaço onde se pode estimular a política da boa vizinhança. Além da interação entre vizinhos, o espaço ajuda na promoção dos cuidados com o imóvel.

Ou seja, além de um lugar de convívio com o próximo e da promoção da saúde, a academia também é uma forma de estreitar o relacionamento entre os condôminos.

Rinaldo Câmara
Sócio-Diretor na LSC Administradora.
Atua há mais de 19 anos na administração de condomínios através de uma gestão estratégica e assertiva. Atua também como sindico profissional, administrando, gerenciando equipes e treinando profissionais da área.

Categorias: Condomínios

LSC Guarulhos

                      R Antônio Rabello, 222
Edifício Giovanni Work Center
Vila Galvão
Guarulhos - SP

LSC São Paulo

Rua Vergueiro, 2087 -
1° andar - Cj. 101 - Vila Mariana
São Paulo - SP
Fone: (11)2475-3150

Contate-nos