A Evasão escolar é quando o aluno deixa de frequentar a escola, perde o ano letivo e não retorna no ano seguinte, consequentemente, esses adolescentes e jovens adentram no mercado de trabalho e vida adulta sem concluir o ensino básico. A Evasão escolar é um dos maiores problemas da educação brasileira, ficando em 3° lugar no ranking mundial de evasão escolar, segundo o Programa das Nações Unidas.
As causas da Evasão escolar são diversas e variadas, é necessário entender o contexto de cada estudante, pois pode ocorrer devido à falta de motivação e interesse pela escola, necessidade de entrar no mercado de trabalho, dificuldades ou transtornos de aprendizagem, localização distante da escola e dificuldade com o transporte, situações de saúde.
Qual a situação da Evasão escolar brasileira?
A Evasão escolar é um problema que afeta o sistema de ensino há um bom tempo. Antes da pandemia em 2019 a PNAD Contínua, pesquisa feita pelo IBGE apontou que em média 10,1 milhões das pessoas com idade de 14 a 29 anos não completou alguma etapa da educação básica.
Passado um ano de pandemia o resultado se agravou, segundo a Unicef cerca de 1,38 milhões de pessoas com idade entre 6 e 17 anos deixaram a escola no ano de 2020, ultrapassando a média do ano de 2019.
Por que ocorre a Evasão escolar?
Muitos fatores podem levar o aluno a Evasão escolar, entre eles:
- Falta de qualidade no ensino;
- Trabalho infantil;
- Acesso à escola dificultoso;
- Problemas financeiros na família;
- Desmotivação;
- Ausência de supervisão dos pais;
- Dificuldades de aprendizagem;
- Falta de interesse nas aulas;
- Falta de qualidade da escola;
- Necessidade de trabalhar para auxiliar na renda mensal de casa;
- Reprovação;
- Baixo rendimento;
- Gravidez na adolescência;
- Bullying.
Devido à pandemia do covid-19 outro problema passou a causar a Evasão escolar: a falta de acesso à internet. A PNAD 2019 apontou que 17,3% das residências brasileiras não tem acesso à internet.
A PNAD apontou também que 39% dos alunos de escolas públicas não tem computador em sua residência e 21% tem acesso à internet apenas pelo celular. Mas, devido à pandemia a maioria das escolas adotou o ensino remoto e isso dificultou para alunos que não possuem internet ou ferramentas adequadas para estudo e o resultado foi o aumento da Evasão escolar.
Consequências da evasão escolar
Muitas são as consequências da Evasão escolar, incluindo:
- O adulto que abandona a escola tem chances menores de conseguir um emprego ou receber salários maiores;
- A autoestima dessa pessoa pode ser afetada;
- A Evasão escolar afeta mais a população negra e periférica, consequentemente, esses grupos estão menos presentes em universidades, empresa ou espaços que possam diminuir desigualdades;
- A longo prazo a evasão escolar aumenta o desemprego e precarização do trabalho, pois deixam os indivíduos despreparados para o mercado de trabalho.
Como reduzir a Evasão escolar:
Muitas ações podem reduzir a Evasão escolar, incluindo:
Aplicar políticas públicas de educação eficientes
Essas políticas devem incluir a promoção de acesso à internet e instrumentos, assim como medidas de segurança para que professores e alunos estejam seguros.
Conhecer os pontos fracos da escola
Medidas para reduzir a Evasão escolar só podem ser tomadas se os problemas que causam isso e estão ao alcance da escola forem identificados, como falta de infraestrutura física, falta de capacitação para os professores.
Avaliar a proposta e metodologia pedagógica
É importante avaliar a proposta e metodologia pedagógica para saber se os alunos estão absorvendo conteúdo, continuam interessados, se os conhecimentos podem ser aplicados na prática.
Promover intervenções pedagógicas
As intervenções pedagógicas são estratégias para que o aluno aprenda de forma diferenciada, de acordo com suas demandas e necessidades de aprendizagem.
As intervenções pedagógicas podem ocorrer através do reforço escolar para que o aluno aprenda sobre matérias que está com dificuldades, tutoria online e aulas de revisão.
Capacitar os professores
É necessário realizar a capacitação dos professores, principalmente na pandemia, para que os mesmos saibam utilizar ferramentas digitais e promovam aulas mais interativas.
Possibilitar o protagonismo estudantil
O protagonismo estudantil é uma metodologia de aprendizagem ativa que coloca o aluno no centro da construção de aprendizagem, consequentemente aumentam a participação e interesse do aluno na escola, aulas e aprendizado. O protagonismo estudantil pode ocorrer através de trabalhos em grupo, atividades que envolvem resolução de problemas, atividades que estimulam o pensamento crítico.
Promover projetos interdisciplinares
Os projetos interdisciplinares possibilitam uma conexão entre teoria e aplicação na prática, o que é muito importante para que o aluno compreenda o assunto e sua importância. Além disso, engajam os estudantes e desenvolvem um ambiente de debate positivo, e assim há uma construção de conhecimento efetiva.
Utilizar a tecnologia
Utilizar a tecnologia a favor dos educadores é uma ótima estratégia, visto que podem canalizar e despertar a atenção e curiosidade dos alunos sobre matérias que os alunos possuem mais dificuldades, menos interesse e até mesmo para aumentar a participação e engajamento dos alunos nas aulas.
Conhecer a realidade do aluno
Conhecer a realidade do aluno, possibilita que a escola invista e promova ações que gerem informação sobre a importância da educação, visto que em comunidades pobres a evasão escolar ocorre porque o jovem tem que ajudar na renda mensal e algumas jovens engravidam precocemente.
Assim a gestão escolar tem que acompanhar esse processo, para promover o debate e realizar ações que diminuam a evasão.
Acompanhar a frequência do estudante
Acompanhar a frequência do estudante possibilita que a escola identifique com quais alunos isso está acontecendo e como agir. Através da chamada e contato com os familiares em casas de ausência do aluno na escola é possível acompanhar a frequência.
Se for identificado que o aluno está matando aula, punir não é a solução, pois afasta ainda o mesmo, e aumenta o problema. A solução é realizar o acompanhamento pedagógico e psicológico e assim identificar o que está causando o problema.
Diminuir a quantidade de alunos por classe
Salas de aula superlotadas resultam em um aproveitamento de conteúdo menor, pois como um educador acompanha 50 alunos simultaneamente?
Quanto maior o número de alunos, mais complicado é mensurar resultados, perceber quais alunos estão apresentando dificuldades, é mais difícil identificar e combater o bullying.
Busque ajuda
Existem casos em que a Evasão escolar é causada por problemas familiares como a falta de dinheiro e por mais que a escola converse com a família e aluno, e demonstre a importância da educação, talvez só isso não possa resolver o problema.
Por isso, é importante que em casos assim a escola busque ajuda na assistência social, para que a família e aluno possam ser incluídos em políticas públicas que atendam essas necessidades.
Rinaldo Câmara
Sócio-Diretor na LSC Administradora.
Atua há mais de 19 anos na administração de condomínios através de uma gestão estratégica e assertiva. Atua também como sindico profissional, administrando, gerenciando equipes e treinando profissionais da área.