ACESSE O SEU CONDOMÍNIO

Carros elétricos e híbridos: como é o carregamento no condomínio?

Hoje em dia, os motoristas estão procurando diversas alternativas já que cada vez mais a tendência da gasolina é aumentar de preço em quase todo o Brasil. São exemplos dessas alternativas carros a diesel, carros elétricos e carros híbridos. Apesar de seu alto valor, já que comprar um carro elétrico custa no mínimo 50 mil reais, ao longo do tempo ele se mostra extremamente vantajoso. Muitas pessoas têm o sonho de ter um dos carros elétricos disponíveis no mercado, porém não tem ideia do seu funcionamento, como carregá-lo etc. Para quem mora em casas pode não haver motivo para preocupações, mas para aqueles moradores de condomínios é necessário pensar e arquitetar como isso deve ser feito. 

É preciso verificar a estrutura do prédio, pois dependendo do número de moradores que possuem carros elétricos é necessário fornecer uma tomada carregadora de carros e dependendo desse número pode ser necessário até mais de uma. Além disso, o síndico responsável deve prestar atenção na carga elétrica fornecida para esse tipo de carregamento, pois ela pode eventualmente já sobrecarregar a energia elétrica disponível para o prédio, gerando queda de energia e dependendo da (má instalação), até incêndios. 

Atualmente, já há empresas criando soluções alternativas para essa situação, como é o caso da INCHARGE. A empresa criou um produto que é um carregador profissional para esse tipo de carro. A empresa também criou outras soluções tecnológicas como um aplicativo de funcionalidade idêntica ao Waze que dá informações em tempo real para que os usuários possam encontrar pontos de carregamento já existentes espalhados pela cidade, reserva do local de carregamento conforme agendamento (principalmente ideal para aqueles clientes que planejam viagens). A empresa também pensa em atender a demanda de carregamento dos veículos elétricos em locais residenciais e para solicitar algum tipo de orçamento, o síndico deve entrar em contato com a empresa, pois ela irá levantar o perfil do condomínio e verificar qual tipo de solução para energia elétrica é mais condizente com a situação. 

É preciso se atentar, pois, as soluções disponíveis de carregamento podem envolver alguns fatores como controles de acesso, rateio de energia, é preciso levar em consideração a quantidade máxima permitida de volts por tomada para não sobrecarregar a rede elétrica do condomínio, etc. O software da INCHARGE permite que os síndicos e administradores realizem um controle de todos os carregadores e suas recargas, para assim poder verificar as cobranças e energia consumida. 

Implantação

A implantação desse tipo de carregador para carros elétricos deve obedecer 4 fases, sendo elas a fase de análise de disponibilidade de potência, a realização do projeto elétrico, a realização de adequação civil e elétrica e finalmente a instalação dos carregadores. Algumas empresas oferecem até 3 anos de garantia do produto fazendo com que ele seja extremamente confiável além de ter um canal específico para atendimento técnico. 

Carros elétricos e híbridos no condomínio

Muitas pessoas têm o sonho de ter um dos carros elétricos disponíveis no mercado, porém não tem ideia do seu funcionamento, como carregá-lo, etc. Para quem mora em casas pode não haver motivo para preocupações, mas para aqueles moradores de condomínios é necessário pensar e arquitetar como isso deve ser feito. O número de carros elétricos e híbridos vem aumentando principalmente devido a incentivos governamentais como, por exemplo, o governo que periodicamente zera alguns impostos como o de importação, alíquotas de IPVA que caem em 50%, etc. Por isso, é preciso que o seu condomínio no mínimo esteja preparado e amparado para esse tipo de solicitação dos moradores.

O carregamento dos carros elétricos e híbridos no condomínio

Um dos maiores medos dos moradores é acabar aumentando demais a conta de energia ou até mesmo causando sobrecargas elétricas, mas não é bem assim que acontece. O sistema de carregamento de carros elétricos acaba sendo auto suficiente e inteligente por virem atrelados a um software que normalmente rateia o consumo entre as pessoas que realmente utilizam o serviço. Esse rateio é automático e o valor é destinado especificamente para o usuário que o utilizou. Dependendo do software contratado, os condôminos ainda podem conseguir até acionar a tomada pelo seu smartwatch.

Quantas tomadas meu condomínio precisa ter?

A escolha pelo número de tomadas deve ser uma decisão muito pensada de acordo com a demanda do condomínio. O número de carros híbridos e elétricos tende a crescer, portanto, é preciso pensar sempre em carregadores sobrando. Existem diversas modalidades desse tipo de carregador tanto para utilizá-los individualmente como de maneira compartilhada. É preciso também passar por uma análise personalizada da empresa que realizará a implantação para verificar se é possível atender essa demanda.

Vantagens

Ter um carro elétrico ou híbrido traz muitos benefícios aos seus clientes principalmente para a economia de dinheiro, sustentabilidade, pois a modalidade de carro não emite gás carbônico proveniente da queima do combustível e assim evitando a poluição do meio ambiente. Além disso, possuir softwares para auxiliar no carregamento, rateio de despesas, etc. podem ser muito benéficos para o imóvel, pois acabam agregando valor e provocando sua valorização, se o condomínio for ganhar um novo morador e este possuir um carro elétrico ou híbrido ter um ponto de carregamento no próprio condomínio pode ser um fator decisivo na hora de alugar ou comprar um apartamento, por exemplo. Precisar solicitar um carregador para veículo é algo que pode ser extremamente cansativo para o condomínio. Além disso, ter uma plataforma dessa forma pode acabar equilibrando a recarga dos veículos, gerenciando a energia utilizada para não haver desperdícios ou acidentes. 

Rinaldo Câmara
Sócio-Diretor na LSC Administradora.
Atua há mais de 19 anos na administração de condomínios através de uma gestão estratégica e assertiva. Atua também como sindico profissional, administrando, gerenciando equipes e treinando profissionais da área.

Categorias: Condomínios

LSC Guarulhos

                      R Antônio Rabello, 222
Edifício Giovanni Work Center
Vila Galvão
Guarulhos - SP

LSC São Paulo

Rua Vergueiro, 2087 -
1° andar - Cj. 101 - Vila Mariana
São Paulo - SP
Fone: (11)2475-3150

Contate-nos