ACESSE O SEU CONDOMÍNIO

Comércio e Serviços dentro dos condomínios

As regras de moradia em apartamento devem ser claras e o dono do imóvel é obrigado a cumpri-las. No caso de atividades comerciais, é proibida a constituição de empresa em apartamento residencial.

Os residentes não estão autorizados a iniciar negócios, contratar funcionários e operar em edifícios residenciais. Esta situação é limitada a edifícios comerciais ou mistos.

Recentemente, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso emitiu liminar para fechar uma padaria no apartamento residencial Parque Pantanal I, em Cuiabá.

Conforme declarado na decisão, o apartamento tem destino residencial, e a exploração das práticas comerciais é totalmente incompatível com o determinado pela convenção de apartamentos.

Dois terços dos condóminos não votaram para aprovar a implementação da padaria. Além disso, os negócios na área podem distorcer a destinação correta de apartamentos residenciais para estabelecimentos comerciais, o que pode afetar a segurança, a tranquilidade e o bem-estar dos moradores, já que este é o princípio básico dos apartamentos.

O réu Condomínio Parque Residencial Pantanal I, o gerente, o vice-diretor e a empresa que locará o estabelecimento comercial foram condenados a proibir qualquer atividade comercial nas dependências da “padaria” localizada no segundo andar da garagem. para cumprir a decisão, a multa era de 10.000 reais por dia.

Veja outro exemplo

Alguns apartamentos permitem que os proprietários das unidades usem apenas os endereços de seus pequenos negócios no prédio para questões fiscais, como o recebimento de correspondências.

No entanto, nos seguintes casos, os profissionais autônomos ou trabalhadores com atividades autônomas podem entrar sem interferir com o funcionamento do edifício e há restrições:

Admite-se a declaração que só poderá ser assinada por súmula afirmando que a unidade não será utilizada para fins comerciais, por exemplo, quando o residente for representante comercial e necessitar obter endereço para abertura de empresa por instituição pública. A restrição é: não perturbar a paz, a saúde e a segurança das pessoas que ali vivem.

Por exemplo, se você vende pão, não poderá instalar um forno industrial, pois esta situação significa abastecimento comercial de gás, além de questões de segurança relacionadas ao prédio, como piso correto, extintor de incêndio e principalmente autorização municipal .

Outras questões precisam ser consideradas, como o fluxo de pessoas e a não utilização da regulação para fins comerciais. Também é possível que médicos ocasionalmente recebam pacientes em casa, bem como advogados que recebem visitas de clientes.

A regulamentação da relação entre vizinhos não é determinada pelo apartamento.

confecções

Uma boa ideia do que vender aos vizinhos são roupas! Você pode comprá-lo entrando em contato com uma empresa que vende roupas por meio de um catálogo, você pode comprá-lo em um pacote e vendê-lo como um brechó ou pode comprá-lo no atacado e revendê-lo a preço de varejo.

A ideia é entender qual tipo de público é mais comum em seu apartamento e investir nas peças que têm maior demanda.

Corte e costura

Que tal vender roupas personalizadas para os clientes? Os serviços de corte e costura são cada vez mais procurados e o conhecimento de várias técnicas pode beneficiá-lo muito.

Você pode vender produtos prontos para uso ou pode vender serviços para consertar as peças necessárias para os clientes.

Savory

Você pode vender lanches no apartamento no meio da manhã e no final da tarde – este é um período mais estratégico.

Você pode promovê-lo criando grupos no WhatsApp ou cadastrando sua empresa em aplicativos como iFood e UberEats, o que facilitará a comunicação com os clientes.

Você pode fazer salgadinhos fritos, salgadinhos assados ​​e até mini salgadinhos (você pode vendê-los em grandes quantidades para ter mais lucros).

cachorro-quente

Quem não gosta de cachorro-quente, hein? Você pode trabalhar com tradições ou investir em gastronomia. Faça cálculos para ver qual está relacionado ao conteúdo que você deseja montar.

Candy

Um dos produtos mais vendidos são os doces, seja no local de trabalho, na escola ou nas proximidades. A ideia é você criar um cardápio com opções doces que as pessoas vão adorar!

Reforço escolar

Se você é paciente e tem conhecimento suficiente para ensinar crianças e adolescentes, que tal vender um pouco de seu conhecimento? Este é um serviço que geralmente tem alta demanda.

Você pode espalhar boca a boca, usar grupos do WhatsApp para promover e postar alguns pôsteres na área.

Instrumentos musicais

Ferramentas de aprendizagem via Internet são uma opção, mas a possibilidade de tutoria presencial acabará por reduzir o tempo de aprendizagem e promover a absorção de certas tecnologias.

Embora haja muitos professores fora, a ideia de ter um vizinho que você conhece e confia acabará por lhe trazer mais conforto e comodidade, por isso, se você tiver condições, promova o seu serviço o mais rápido possível.

Acessórios masculinos e femininos

Investir em pulseiras, brincos, correntes, tornozeleiras, cintos, carteiras e bolsas é uma boa ideia, pois esses acessórios são muito populares e fáceis de vender.

Minha sugestão é que você compre essas obras de acordo com a situação do público próximo. Isso ajudará você a obter o melhor retorno.

Roupa Interior

Você pode montar uma ampla gama de ternos de cueca, desde ternos que dão mais conforto às clientes até os ternos mais sexy e ousados. A única coisa que você precisa lembrar é fazer caldos em tamanhos e cores diferentes para atender aos vários tipos de corpo e gostos.

Cosméticos

Você sabia que o Brasil é um dos países que mais consome cosméticos do mundo? Portanto, esta pode ser uma boa ideia de produto à venda em um apartamento. Homens, mulheres e crianças consomem essas coisas, com bons produtos e boa publicidade, você vai mais longe!

Existe um bom canal de comunicação!

Quem ainda não conhece não será lembrado, para não ser esquecido é muito importante divulgar seus produtos e serviços nos quatro cantos do seu apartamento.

Confira as possibilidades de deixar panfletos em casa, colocar anúncios na entrada ou deixar ofertas no grupo WhatsApp do apartamento. Faça ímãs de geladeira ou presentes de festa para mostrar seus produtos ou anunciar regularmente. Todas estas dicas ajudara muito na sua venda no condomínio 

Rinaldo Câmara
Sócio-Diretor na LSC Administradora.
Atua há mais de 19 anos na administração de condomínios através de uma gestão estratégica e assertiva. Atua também como sindico profissional, administrando, gerenciando equipes e treinando profissionais da área.

Categorias: Condomínios

LSC Guarulhos

                      R Antônio Rabello, 222
Edifício Giovanni Work Center
Vila Galvão
Guarulhos - SP

LSC São Paulo

Rua Vergueiro, 2087 -
1° andar - Cj. 101 - Vila Mariana
São Paulo - SP
Fone: (11)2475-3150

Contate-nos